Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
Autor(es): | Jose Wilson da Costa |
primer Tutor: | Isis Paim |
primer miembro del tribunal : | Ligia Maria Moreira Dumont |
Segundo miembro del tribunal: | Maria Tereza da Cunha Coutinho |
Tercer miembro del tribunal: | Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira |
Cuarto miembro del tribunal: | Carlos Alberto Marques Pietrobon |
Resumen: | A educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia. |
Abstract: | Distance education (learning) has become a reality in contemporary society. New information and communication technologies continue to expand the number of pedagogical possibilities for both student and techer (instructor). The current investigation of distance education reflects a scientific orientation that perceives man as a social being who learns through relations with others, large cultural influences are also explored. Futhermore, human cognition is examined through an ecological framework where information and knowledge are, at the same time, source and product of knowing. Specifically, this work inquiry examines a distance learning course offered by PUC Minas Virtual that implements new information and communication technologies with the objective of furthering this educational modality and providing evidence for is efficacy. The research paradigm utilized was observational in nature. It analyze, through multiple perspectives, both the teaching and learning process involved in distance learning and was established in theories of learning in compliance with a constructivism conception of the knowledge. The current investigation seeks to provide readers with relatively new methodology of education in the modalities of distance courses. |
Asunto: | Construtivismo (Educação) Ensino à distância Cognição Tecnologia da informação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ |
Fecha del documento: | 27-sep-2002 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
jose_wilson_da_costa.pdf | 58.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.