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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Impactos da penosidade gerada pelas atividades de ensino e aprendizagem na Escola de Musica da UFMG. |
Autor(es): | Ariálisson de Freitas Fonseca |
Primeiro Orientador: | André de Carvalho Bandeira Mendes |
Primeiro membro da banca : | Eucidio Pimenta Arruda |
Segundo membro da banca: | Antonia Vitoria Soares Aranha |
Resumo: | A inauguração do novo prédio da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado no campus Pampulha, criou nos funcionários técnico-administrativos da unidade uma situação de incômodo perante os sons produzidos pelas atividades de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi feito um estudo no local em 2002, a partir da NR-17: Insalubridade. O referido estudo constatou a inexistência de situações caracterizadoras de insalubridade na unidade. No entanto, o mesmo recomendou que se fizesse um novo estudo a partir da NR-15: Ergonomia, que não foi feito até o momento. Desde aquela época, técnico-administrativos reclamam do que chamam de barulho. Este projeto de intervenção visa melhorar as condições de trabalho dos técnico-administrativos da Escola de Música da UFMG por meio de uma pesquisa que irá diagnosticar situações do ambiente físico e recursos administrativos que impactam na situação de penosidade vivenciada pelos trabalhadores desta unidade. Com a avaliação do ambiente de trabalho, espera-se propor a atuação, junto aos servidores, de intervenções e aperfeiçoamentos que sejam viáveis para a comunidade. Para a identificação de recursos que permitam as intervenções citadas, é proposto o uso da metodologia de grupo focal, que irá analisar e compreender as situações consideradas de penosidade e construir alternativas para promover a qualidade de vida dos trabalhadores. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, analisando as complexas relações entre o que é experimentado pelos servidores, a importância e papel do ambiente físico de trabalho e as formas que ofertem saídas para a situação descrita. Também são analisados os conceitos de penosidade, musicalidade e as relações estabelecidas. |
Assunto: | Saúde e trabalho Administração universitária Ergonomia Ambiente de trabalho |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM |
Data do documento: | 4-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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