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dc.contributor.advisor1André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.contributor.referee1Eucidio Pimenta Arrudapt_BR
dc.contributor.referee2Antonia Vitoria Soares Aranhapt_BR
dc.creatorAriálisson de Freitas Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:20:27Z-
dc.date.available2019-08-10T02:20:27Z-
dc.date.issued2016-04-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM-
dc.description.resumoA inauguração do novo prédio da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado no campus Pampulha, criou nos funcionários técnico-administrativos da unidade uma situação de incômodo perante os sons produzidos pelas atividades de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi feito um estudo no local em 2002, a partir da NR-17: Insalubridade. O referido estudo constatou a inexistência de situações caracterizadoras de insalubridade na unidade. No entanto, o mesmo recomendou que se fizesse um novo estudo a partir da NR-15: Ergonomia, que não foi feito até o momento. Desde aquela época, técnico-administrativos reclamam do que chamam de barulho. Este projeto de intervenção visa melhorar as condições de trabalho dos técnico-administrativos da Escola de Música da UFMG por meio de uma pesquisa que irá diagnosticar situações do ambiente físico e recursos administrativos que impactam na situação de penosidade vivenciada pelos trabalhadores desta unidade. Com a avaliação do ambiente de trabalho, espera-se propor a atuação, junto aos servidores, de intervenções e aperfeiçoamentos que sejam viáveis para a comunidade. Para a identificação de recursos que permitam as intervenções citadas, é proposto o uso da metodologia de grupo focal, que irá analisar e compreender as situações consideradas de penosidade e construir alternativas para promover a qualidade de vida dos trabalhadores. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, analisando as complexas relações entre o que é experimentado pelos servidores, a importância e papel do ambiente físico de trabalho e as formas que ofertem saídas para a situação descrita. Também são analisados os conceitos de penosidade, musicalidade e as relações estabelecidas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPenosidadept_BR
dc.subjectAnálise ergonômica do trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.otherSaúde e trabalhopt_BR
dc.subject.otherAdministração universitáriapt_BR
dc.subject.otherErgonomiapt_BR
dc.subject.otherAmbiente de trabalhopt_BR
dc.titleImpactos da penosidade gerada pelas atividades de ensino e aprendizagem na Escola de Musica da UFMG.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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