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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | André de Carvalho Bandeira Mendes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eucidio Pimenta Arruda | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antonia Vitoria Soares Aranha | pt_BR |
dc.creator | Ariálisson de Freitas Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T02:20:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T02:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM | - |
dc.description.resumo | A inauguração do novo prédio da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado no campus Pampulha, criou nos funcionários técnico-administrativos da unidade uma situação de incômodo perante os sons produzidos pelas atividades de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi feito um estudo no local em 2002, a partir da NR-17: Insalubridade. O referido estudo constatou a inexistência de situações caracterizadoras de insalubridade na unidade. No entanto, o mesmo recomendou que se fizesse um novo estudo a partir da NR-15: Ergonomia, que não foi feito até o momento. Desde aquela época, técnico-administrativos reclamam do que chamam de barulho. Este projeto de intervenção visa melhorar as condições de trabalho dos técnico-administrativos da Escola de Música da UFMG por meio de uma pesquisa que irá diagnosticar situações do ambiente físico e recursos administrativos que impactam na situação de penosidade vivenciada pelos trabalhadores desta unidade. Com a avaliação do ambiente de trabalho, espera-se propor a atuação, junto aos servidores, de intervenções e aperfeiçoamentos que sejam viáveis para a comunidade. Para a identificação de recursos que permitam as intervenções citadas, é proposto o uso da metodologia de grupo focal, que irá analisar e compreender as situações consideradas de penosidade e construir alternativas para promover a qualidade de vida dos trabalhadores. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, analisando as complexas relações entre o que é experimentado pelos servidores, a importância e papel do ambiente físico de trabalho e as formas que ofertem saídas para a situação descrita. Também são analisados os conceitos de penosidade, musicalidade e as relações estabelecidas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Penosidade | pt_BR |
dc.subject | Análise ergonômica do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde e trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Administração universitária | pt_BR |
dc.subject.other | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.title | Impactos da penosidade gerada pelas atividades de ensino e aprendizagem na Escola de Musica da UFMG. | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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