Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TRFF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O processo de matrícula dos alunos veteranos do curso de Geografia da UFMG: análises e intervenções para o aumento de sua eficiência |
Authors: | Ednilce Camila Nogueira |
First Advisor: | Ricardo Viana Velloso |
First Referee: | Magda Auxiliadora dos S B Bastos |
Second Referee: | Antonia Vitoria Soares Aranha |
Abstract: | O presente projeto tem por objetivo analisar o processo de matrícula dos alunos de graduação do curso de Geografia do Instituto de Geociências, os desafios e complexidades que dificultam as relações entre Colegiado do Curso e alunos, além de propor melhorias de otimização do processo, com o intuito de aumentar a sua eficiência, para maior satisfação da comunidade acadêmica envolvida. A escolha pelo curso de Geografia (e não pelos demais cursos de graduação do Instituto de Geociências) se deve ao fato de que o mesmo apresenta singularidades e, consequentemente, maiores obstáculos em relação ao processo de matrícula. A autora deste trabalho é servidora lotada na Secretaria de Colegiados dos Cursos de Graduação do IGC e convive semestralmente com as dificuldades do processo de matrícula, principalmente relacionadas ao curso presencial de Geografia. Com a consolidação do novo Sistema Acadêmico, percebeu que seria uma boa hora para aperfeiçoar os mecanismos e procedimentos para a melhoria do processo e, principalmente, do grau de satisfação dos alunos. A metodologia aplicada será composta por levantamento de dados via Sistema Acadêmico, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD entrevista com o atual Coordenador do Curso de Geografia, Prof. Célio Augusto da Cunha Horta, que está diretamente envolvido no processo de matrícula e com a servidora mais antiga da Secretaria, a fim de desenvolver um melhor diagnóstico do processo como um todo. Como implantações, este Projeto prevê a criação de um Manual de Procedimentos atualizado com as demandas e dificuldades gerais identificadas, principalmente as relacionadas ao acesso ao Sistema Acadêmico de Graduação SIGA e às orientações gerais para a consolidação das matrículas. Além de prever outras ações de intervenção, como a criação de uma monitoria para suporte aos alunos, este Projeto visa estimular o diálogo entre todos os atores (como alunos, servidores, coordenadores, Departamentos) para estreitar o relacionamento e, consequentemente, obter a melhoria da qualidade do processo matrícula dos alunos veteranos do curso de Geografia da UFMG, de maneira contínua e democrática. |
Subject: | Administração universitária Universidades e faculdades Matrícula |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TRFF |
Issue Date: | 24-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gifes___tcc___camila_nogueira.pdf | 454.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.