Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VL3E
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Bem estar no trabalho, comprometimento e satisfação de servidores tecnicos- administrativos com sua atividade: um estudo exploratório
Autor(es): Cirene de Souza Vespasiano
primer Tutor: André de Carvalho Bandeira Mendes
primer miembro del tribunal : Eucidio Pimenta Arruda
Segundo miembro del tribunal: Antonia Vitoria Soares Aranha
Resumen: O objetivo deste estudo exploratório e proposta de intervenção foi apreender o trabalho dos técnico-administrativos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas FAFICH, sob o ponto de vista dos parâmetros como, o bem-estar, o comprometimento e satisfação. Tais fatores têm sido, contemporaneamente, abordados em estudos da psicologia positiva, referencial utilizado no presente trabalho. Esses fatores, ainda que divirjam na forma de compreensão entre distintas epistemologias e correntes de pensamento, são passíveis de mensuração, identificação e análise por meio de instrumentos que envolvem escalas ligadas a identificação dos mesmos. A ideia central foi relacionar o Bem-Estar no Trabalho, Comprometimento e Satisfação com a atividade, como fatores importantes para o cotidiano laboral na faculdade. Neste estudo, em um primeiro momento, foi realizada a descrição do contexto de trabalho e a revisão bibliográfica dos conceitos delimitados para análise. Após esse momento foi utilizado um questionário de mensuração disponibilizado on-line, aonde, após a coleta de dados, foi executada a análise e interpretação à luz do referencial pertinente ao instrumento escolhido. Tal escolha se deu conforme as particularidades do objeto de estudo e as ferramentas para obter informações que permitissem responder a questão sobre quais elementos podem levar a satisfação no trabalho. Este questionário, respondido por dezenove participantes, consiste na Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo, Escala de Comprometimento Organizacional Calculativo, Escala de Comprometimento Organizacional Normativo, que foram validadas, estatisticamente, por Siqueira em 1995, e a Escala Normativa validada em 2000. Ainda recorreu-se a Escala de Bem-Estar no Trabalho, validada por Pachoal e Tamayo em 2008, e a Escala de Satisfação no Trabalho validada por Siqueira, também em 1995. Os resultados obtidos revelaram que Bem-Estar na atividade dos funcionários tem sido proporcionado em função de um comprometimento via satisfação com chefia, colegas e natureza do trabalho, não consistindo em satisfações com a carreira de técnico-administrativos em si e nem com projetos profissionais e sociais coletivamente mais amplos, caracterizando a instituição como um local aonde não está sendo possível a construção de metas organizacionais, com a prevalência de valores e satisfações circunscritos à relações interpessoais. Após a realização desta pesquisa é notado claramente que devem ser executados estudos posteriores sobre está hipótese que emerge dos resultados obtidos no presente estudo, bem como envolver o público docente, que também é protagonista na unidade em foco.
Asunto: Trabalho
Administração universitária
Servidores públicos
Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VL3E
Fecha del documento: 4-abr-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
gifes___tcc___cirene_de_souza_vespasiano.pdf831.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.