Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VN45
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antônio Artur de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Ewerton Alex Avelarpt_BR
dc.creatorEdir Cabral de Lacerda Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:34:42Z-
dc.date.available2019-08-12T23:34:42Z-
dc.date.issued2016-02-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VN45-
dc.description.resumoA comunidade universitia cresce a cada dia, principalmente com a construo devprios e anexos, e acompanhado desse crescimento, surgem os problemas relacionados com a comunicao dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Frente a esse cenio, na tentativa de solucionar os problemas existentes, a UFMG implantou o uso do servi de telefonia mel institucional. Mas mesmo com a rigorosa observcia aos procedimentos estabelecidos na Norma de Telefonia, Portaria n 013, publicada em 2008, pode ser comprovado por meio de contas teleficas, que n hcontrole, nem restries na utilizao deste servi, resultando em grandes despesas que comprometem boa parte do ormento plico. No que se refere a ramais instalados, com o decorrer do tempo, ocorrem mudans, remanejamentos de funcionios, aposentadorias de professores, esses ramais ficam perdidos, gerando custos de instalao e rateio. Este estudo analisa aeficicia e a eficia do sistema de telefonia, descreve a situao atual, identifica as limitaes do sistema de telefonia, bem como os gastos elevados com contas de telefonia mel e prop melhorias na infraestrutura. Foi realizado estudo em todo o sistema de telefonia da Universidade, com coleta de dados, por meio de relatios,planilhas e faturas teleficas em busca de solues para os problemas existentes e apresentando a proposta para a soluo do problema, com reduo nas contas de telefonia mel institucional e maior controle, por parte das Unidades, de ramais instalados e n s utilizados. Com isso, concluiu-se que a possel soluo a implantao de centrais teleficas no Departamento de Logtica Operacional e Departamento de Cicia da Computao, possibilitando um servi de telefonia fixae mel, mais eficiente e eficaz. Com a realizao deste trabalho, espera-se contribuir para realizao de estudos posteriores, no sentido de unificar e padronizar o sistema de telefonia entre as instituies, proporcionando a diminuio de custos dos servis de comunicao.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectSistema de telefoniapt_BR
dc.subjectCentral telefônicapt_BR
dc.subjectAmpliaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministração universitáriapt_BR
dc.subject.otherSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subject.otherSistemas de comunicação fixapt_BR
dc.subject.otherSistemas de telecomunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise da infraestrutura de telefonia da UFMGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gifes___tcc___edir_cabral_de_lacerda_ferreira.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.