Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VPMU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Reestruturação da secretaria dos colegiados de graduação da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Jane Mary Alves Lopes
Primeiro Orientador: Magda Auxiliadora dos S B Bastos
Primeiro membro da banca : Antonia Vitoria Soares Aranha
Segundo membro da banca: Ricardo Viana Velloso
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor melhoria na estrutura e procedimentos administrativos da Secretaria dos Colegiados dos Cursos de Graduação da Faculdade de Ciências Econômicas. Para tanto, é importante registrar que, ao longo dos últimos seis anos, a Secretaria dos Colegiados passou por mudanças importantes decorrentes da adesão da UFMG ao programa REUNI. Portanto, diante a expansão dos cursos de graduação no âmbito da universidade e o impacto deste crescimento na rotina administrativa do setor, acredita-se que as sugestões ora apresentadas podem contribuir para o aprimoramento do trabalho desempenhado e oferecer oportunidade para melhorar o clima organizacional da equipe. Para além de apresentar a estrutura e funcionamento dos colegiados dos cursos de graduação bem como as questões afetas à Secretaria, o presente estudo procura identificar os conhecimentos e habilidades requeridos para o desenvolvimento das funções inerentes ao setor. Outrossim, sugere novas formas de atendimento a partir da reestruturação institucional para culminar em mudança do clima organizacional. Neste cenário, a metodologia pode ser caracterizada como estudo de caso, tendo a pesquisa documental como fonte de análise. Contudo, espera-se utilizar pesquisa qualitativa no decorrer da avaliação dos resultados esperados valendo-se, para tanto, de entrevistas com as pessoas envolvidas no processo: servidores e usuários. No tocante ao orçamento, excluindo-se a contratação de dois servidores concursados, que depende de decisão política de recursos humanos da instituição, ressalta-se que não será necessário investimento financeiro nas demais etapas do plano de ação. Por fim, é significativo mencionar que, em dezembro de 2015, o presente estudo foi submetido à direção da FACE e, ao ser acatado, foi autorizada sua implantação. Isto significa dizer que, em breve, será possível vislvislumbrar os resultados esperados frente aos objetivos deste projeto de intervenção.
Assunto: Contabilidade pública
Gestão universitária
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VPMU
Data do documento: 4-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gifes___tcc___jane_mary_alves_lopes.pdf956.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.