Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WN93
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magda Auxiliadora dos S B Bastospt_BR
dc.creatorLuana Medeiros Ribeiro Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:31:28Z-
dc.date.available2019-08-11T17:31:28Z-
dc.date.issued2016-03-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WN93-
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem por objetivo melhorar os processos internos da Secretaria Geral do Instituto de Geociências - IGC aplicando a Gestão do Conhecimento contemplando, para tanto, o aprimoramento, consolidação e compartilhamento das funções administrativas e operacionais pertinentes ao setor. Sabe-se que, na maioria das instituições do governo os servidores recém-nomeados adentram no serviço público sem receber o treinamento necessário para a realização do trabalho. Dessa maneira, dependem da experiência adquirida pelos funcionários mais antigos e da disposição que possuem para ensinar as rotinas e procedimentos utilizados. Portanto, o desenvolvimento deste estudo tem como foco a confecção de um Manual de Procedimentos, elaborado a partir do conhecimento tácito de uma servidora, detentora de vasta experiência profissional, esta adquirida ao longo dos anos de exercício na função de secretária geral do instituto. Para tal fim, apresentam-se os principais conceitos teóricos relativos à Gestão do Conhecimento, em especial a transformação do conhecimento tácito informal; experiências, em conhecimento explícito formal; escrito. No tocante à metodologia, trata-se de um estudo de caso e, enquanto futuro plano de ação caracteriza-se como pesquisa qualitativa tendo em vista que será utilizada a entrevista como principal meio de coleta de dados. Espera-se que o Manual possa contribuir para o aumento do fluxo de conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências dos funcionários. Outrossim, que melhore o gerenciamento do capital humano, aumentando a satisfação dos usuários internos e externos, introduzindo novas práticas de gestão e padronizando os procedimentos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Por conseguinte, acredita-se que poderá servir de exemplo a ser seguido, tornando-se uma semente inspiradora para a generalização do uso de práticas da Gestão do Conhecimento não só para o Instituto de Geociências, mas, também, para o âmbito da Universidade Federal de Minas Geais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento tácitopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.subjectManual de Procedimentospt_BR
dc.subjectConhecimento explícitopt_BR
dc.subject.otherAdministração universitáriapt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleImplementação da gestão do conhecimento na secretaria geral no Instituto de Geociência- UFMGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gifes___tcc___luana_medeiros_ribeiro.pdf389.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.