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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WN93
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Magda Auxiliadora dos S B Bastos | pt_BR |
dc.creator | Luana Medeiros Ribeiro Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T17:31:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T17:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-24 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WN93 | - |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção tem por objetivo melhorar os processos internos da Secretaria Geral do Instituto de Geociências - IGC aplicando a Gestão do Conhecimento contemplando, para tanto, o aprimoramento, consolidação e compartilhamento das funções administrativas e operacionais pertinentes ao setor. Sabe-se que, na maioria das instituições do governo os servidores recém-nomeados adentram no serviço público sem receber o treinamento necessário para a realização do trabalho. Dessa maneira, dependem da experiência adquirida pelos funcionários mais antigos e da disposição que possuem para ensinar as rotinas e procedimentos utilizados. Portanto, o desenvolvimento deste estudo tem como foco a confecção de um Manual de Procedimentos, elaborado a partir do conhecimento tácito de uma servidora, detentora de vasta experiência profissional, esta adquirida ao longo dos anos de exercício na função de secretária geral do instituto. Para tal fim, apresentam-se os principais conceitos teóricos relativos à Gestão do Conhecimento, em especial a transformação do conhecimento tácito informal; experiências, em conhecimento explícito formal; escrito. No tocante à metodologia, trata-se de um estudo de caso e, enquanto futuro plano de ação caracteriza-se como pesquisa qualitativa tendo em vista que será utilizada a entrevista como principal meio de coleta de dados. Espera-se que o Manual possa contribuir para o aumento do fluxo de conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências dos funcionários. Outrossim, que melhore o gerenciamento do capital humano, aumentando a satisfação dos usuários internos e externos, introduzindo novas práticas de gestão e padronizando os procedimentos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Por conseguinte, acredita-se que poderá servir de exemplo a ser seguido, tornando-se uma semente inspiradora para a generalização do uso de práticas da Gestão do Conhecimento não só para o Instituto de Geociências, mas, também, para o âmbito da Universidade Federal de Minas Geais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento tácito | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.subject | Manual de Procedimentos | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento explícito | pt_BR |
dc.subject.other | Administração universitária | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Implementação da gestão do conhecimento na secretaria geral no Instituto de Geociência- UFMG | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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