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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WP3T
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | UFMG e o adolescente: fazendo mais pelo jovem aprendiz |
Autor(es): | Maianna Giselle de Paula |
primer Tutor: | Ricardo Viana Velloso |
Resumen: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção entre a Universidade Federal de Minas Gerais e os menores trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), com o intuito de melhorar e aperfeiçoar as relações entre as partes. A razão deste trabalho foi a percepção de que a UFMG precisa alinhar cada vez mais suas ações para com este público, levando aos jovens aprendizes não só a oportunidade de trabalho, mas também uma formação crítica, participativa e ética.Para o desenvolvimento deste trabalho, analisou-se a atuação humanitária da CVBMG, sua atuação junto aos adolescentes e a parceria com a UFMG. Foram feitos levantamentos bibliográficos onde estudou-se os direitos do menor à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito ao trabalho e as políticas públicas direcionadas ao menor, especialmente no que se refere à profissionalização e a proteção no trabalho. Verificou-se que embora a UFMG acolha esse menor em seus diversos setoresacadêmicos e administrativos, dando a ele a chance de ter seu primeiro emprego formal de trabalho, são poucas as ações da instituição, voltadas para fortalecimento do exercício da cidadania, do incentivo a capacitação e ao desenvolvimento pessoal deste menor. O que sepercebe é que ainda falta capacitação, encontros para ouvir o adolescente que estimule o debate e a troca de experiências. Ou seja, os investimentos feitos pela Universidade na formação do aprendiz são insuficientes para promover a constituição de um jovem trabalhadorcapaz de interagir com o ambiente que ocupa, usando de suas habilidades para apresentar soluções, posicionar-se de forma crítica, interagir com a sociedade respeitando as diferenças e a liberdade de opinião. Foi proposto a realização de um estudo com a finalidade de diagnosticar como ocorre a inserção do menor na UFMG realizando para isso, entrevistas com os gestores de setores e com menores da CVBMG. Indicou-se a análise do contexto sóciopolítico que envolve o menor, usando para isso um estudo socioeconômico; a melhoria dasestratégias no acolhimento ao menor, por meio de cursos, palestras e outros momentos de interação e por fim, sugere-se a avaliação da implementação do projeto, buscando identificar os pontos fortes e fracos do programa para adaptá-lo de forma a atingir os objetivos. Por fim,discute-se a função estratégica da Universidade e o quanto o desenvolvimento de ações formativas podem contribuir para o desenvolvimento destes jovens, levando-os a se tornarem cidadãos comprometidos com a sociedade, que estejam cada vez mais aptos para o trabalho, sem deixar de estar aptos para o pensamento, para a ação, para a vida. |
Asunto: | Administração universitária Crianças Estatuto legal, leis, etc Universidades e faculdades |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WP3T |
Fecha del documento: | 4-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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