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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WP3T
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ricardo Viana Velloso | pt_BR |
dc.creator | Maianna Giselle de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T20:50:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T20:50:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WP3T | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção entre a Universidade Federal de Minas Gerais e os menores trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), com o intuito de melhorar e aperfeiçoar as relações entre as partes. A razão deste trabalho foi a percepção de que a UFMG precisa alinhar cada vez mais suas ações para com este público, levando aos jovens aprendizes não só a oportunidade de trabalho, mas também uma formação crítica, participativa e ética.Para o desenvolvimento deste trabalho, analisou-se a atuação humanitária da CVBMG, sua atuação junto aos adolescentes e a parceria com a UFMG. Foram feitos levantamentos bibliográficos onde estudou-se os direitos do menor à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito ao trabalho e as políticas públicas direcionadas ao menor, especialmente no que se refere à profissionalização e a proteção no trabalho. Verificou-se que embora a UFMG acolha esse menor em seus diversos setoresacadêmicos e administrativos, dando a ele a chance de ter seu primeiro emprego formal de trabalho, são poucas as ações da instituição, voltadas para fortalecimento do exercício da cidadania, do incentivo a capacitação e ao desenvolvimento pessoal deste menor. O que sepercebe é que ainda falta capacitação, encontros para ouvir o adolescente que estimule o debate e a troca de experiências. Ou seja, os investimentos feitos pela Universidade na formação do aprendiz são insuficientes para promover a constituição de um jovem trabalhadorcapaz de interagir com o ambiente que ocupa, usando de suas habilidades para apresentar soluções, posicionar-se de forma crítica, interagir com a sociedade respeitando as diferenças e a liberdade de opinião. Foi proposto a realização de um estudo com a finalidade de diagnosticar como ocorre a inserção do menor na UFMG realizando para isso, entrevistas com os gestores de setores e com menores da CVBMG. Indicou-se a análise do contexto sóciopolítico que envolve o menor, usando para isso um estudo socioeconômico; a melhoria dasestratégias no acolhimento ao menor, por meio de cursos, palestras e outros momentos de interação e por fim, sugere-se a avaliação da implementação do projeto, buscando identificar os pontos fortes e fracos do programa para adaptá-lo de forma a atingir os objetivos. Por fim,discute-se a função estratégica da Universidade e o quanto o desenvolvimento de ações formativas podem contribuir para o desenvolvimento destes jovens, levando-os a se tornarem cidadãos comprometidos com a sociedade, que estejam cada vez mais aptos para o trabalho, sem deixar de estar aptos para o pensamento, para a ação, para a vida. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Cruz Vermelha Brasileira de Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Formação social | pt_BR |
dc.subject | UFMG Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Menor aprendiz | pt_BR |
dc.subject.other | Administração universitária | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças Estatuto legal, leis, etc | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.title | UFMG e o adolescente: fazendo mais pelo jovem aprendiz | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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