Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA9P4N
Type: Monografias de Especialização
Title: Gestão Democratica e Inclusão Escolar
Authors: Silvana Xavier de Almeida
First Advisor: Denise França Stehling
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira, com o tema Gestão Democrática e Inclusão Escolar. O objetivo geral é analisar o papel do gestor escolar, levantando estratégias eficientes na aprendizagem e socialização do aluno deficiente, a partir do estudo das políticas públicas. Como objetivos específicos pretende descrever a educação especial no contexto das políticas públicas em Belo Horizonte, analisar o papel do gestor escolar no que se refere ao processo de inclusão na Escola Dona Augusta Gonçalves Nogueira e identificar junto à comunidade escolar estratégias eficientes que promovam a inclusão dos alunos deficientes. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Conclui- se então, que mesmo com o progresso no processo de inclusão dos alunos com deficiência garantido nas políticas públicas nas escolas de ensino comum, cabe ao gestor escolar a tarefa de desenvolver estratégias necessárias para que o mesmo aconteça efetiva e socialmente.
Subject: Escolas Organização e administração 
Escolas Gestão democrática  
Educação inclusiva 
Inclusão em educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA9P4N
Issue Date: 1-Jan-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tccsilvanadealmeidaferreira.turma2apresenta_ao.doc201 kBMicrosoft WordView/Open
silvana_xavier.pdf183.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.