Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAHN6L
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso de sequência didática investigativa como forma de sensibilizar alunos da Educação de Jovens e Adultos na adoção de hábitos de preservação ambiental
Autor(es): Wesley Andrade Silva
primer Tutor: Maria Inez Melo de Toledo
Resumen: A questão ambiental é um tema atemporal, relevante, complexo e repleto de problemas que se agrava com o passar dos tempos. Nosso papel como cidadão é o de contribuir desde a mais simples atitude para uma mudança de paradigma e na maneira de encarar os problemas ambientais com foco na sustentabilidade como pilar da sobrevivência do planeta. Nesse sentido, a reflexão e o comprometimento surgem como condição primordial na formação dos valores e atitudes dos cidadãos. A Educação Ambiental no contexto educacional se torna imprescindível uma vez que a escola é um espaço de aprendizagem constante que transforma e condiciona a formação de valores e atitudes que culminarão com a formação de uma sociedade mais consciente e capaz de pensar de maneira ecológica. Ou seja, cada um fazendo sua parte de maneira consciente, ou em pequenos grupos, o resultado por certo, resultará numa melhor compreensão coletiva e uma vida mais saudável no planeta que clama por preservação. Como forma de contribuição para a minimização dos problemas ambientais, optei por desenvolver estratégias de investigação relacionadas à redução de lixo nas residências, na escola e no bairro onde meus alunos moram. Eles são do segmento EJA - Jovens e Adultos da Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro situada no bairro Jardim do Trevo na cidade de Governador Valadares-MG. O objetivo de ensino aqui presente, busca refletir também acerca da necessidade em consumir produtos com embalagens que não agridem o ambiente, reaproveitar outras e consequentemente produzir menos lixo e dar o destino correto ao lixo. Verificou-se com este trabalho investigativo que é praticamente impossível viver sem poluir, mas por outro lado é possível poluir menos, a partir do momento em que se adotam medidas simples e graduais de preservação que vão se incorporando ao ideal de ser, ao sujeito ecológico propriamente dito. Ou seja, é um exercício a longo prazo com vistas a um ambiente mais saudável, despertando em cada um o papel de cidadão crítico, consciente. Tudo isso visando o cuidado e a responsabilidade com o planeta.
Asunto: Educação ambiental
Meio ambiente
Lixo Eliminação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAHN6L
Fecha del documento: 27-jun-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia__wesley_ufmg_vers_o_final_2.pdf553.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.