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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAHN6L
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Inez Melo de Toledo | pt_BR |
dc.creator | Wesley Andrade Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T19:12:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T19:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAHN6L | - |
dc.description.resumo | A questão ambiental é um tema atemporal, relevante, complexo e repleto de problemas que se agrava com o passar dos tempos. Nosso papel como cidadão é o de contribuir desde a mais simples atitude para uma mudança de paradigma e na maneira de encarar os problemas ambientais com foco na sustentabilidade como pilar da sobrevivência do planeta. Nesse sentido, a reflexão e o comprometimento surgem como condição primordial na formação dos valores e atitudes dos cidadãos. A Educação Ambiental no contexto educacional se torna imprescindível uma vez que a escola é um espaço de aprendizagem constante que transforma e condiciona a formação de valores e atitudes que culminarão com a formação de uma sociedade mais consciente e capaz de pensar de maneira ecológica. Ou seja, cada um fazendo sua parte de maneira consciente, ou em pequenos grupos, o resultado por certo, resultará numa melhor compreensão coletiva e uma vida mais saudável no planeta que clama por preservação. Como forma de contribuição para a minimização dos problemas ambientais, optei por desenvolver estratégias de investigação relacionadas à redução de lixo nas residências, na escola e no bairro onde meus alunos moram. Eles são do segmento EJA - Jovens e Adultos da Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro situada no bairro Jardim do Trevo na cidade de Governador Valadares-MG. O objetivo de ensino aqui presente, busca refletir também acerca da necessidade em consumir produtos com embalagens que não agridem o ambiente, reaproveitar outras e consequentemente produzir menos lixo e dar o destino correto ao lixo. Verificou-se com este trabalho investigativo que é praticamente impossível viver sem poluir, mas por outro lado é possível poluir menos, a partir do momento em que se adotam medidas simples e graduais de preservação que vão se incorporando ao ideal de ser, ao sujeito ecológico propriamente dito. Ou seja, é um exercício a longo prazo com vistas a um ambiente mais saudável, despertando em cada um o papel de cidadão crítico, consciente. Tudo isso visando o cuidado e a responsabilidade com o planeta. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cidadão | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject.other | Lixo Eliminação | pt_BR |
dc.title | O uso de sequência didática investigativa como forma de sensibilizar alunos da Educação de Jovens e Adultos na adoção de hábitos de preservação ambiental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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