Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANR79
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dc.contributor.advisor1Rafael Lima Rodrigues de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee1Flavia Falci Ercolept_BR
dc.creatorRenata Cristine de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:20:26Z-
dc.date.available2019-08-11T12:20:26Z-
dc.date.issued2015-06-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANR79-
dc.description.abstractThe interest on this subject results from a professional practice as a psychologist in the Educational Psycho Pedagogic Service Center linked to the Municipal Education of Santo Antonio do Monte, State of Minas Gerais, Brazil. Through this professional performance, since 2006, it has been possible to contact the scene of daily education. Participation in everyday situations in the classroom and in educational planning meetings paved the way for me to hear the complaints of teachers. Such complaints were visible during the course of situational diagnosis in the period from May 14 to May 20, 2015, with effective teachers in rural public schools. I could notice consolidation and intensification on teaching professional agenda. The teaching activity is no longer defined only as activity inside the classroom. However, regardless of where it is performed, it generates physical and mental overload. Many teachers are sick. There are cases of fatigue, stress, among others. The preparation of an intervention project with preventive recommendations and / or rehabilitation of rural school teachers in the context of Santo Antonio do Monte became absolutely indispensable. The project interventions will take place through seven thematic meetings with effective teachers in rural public schools. It is essencial to assure the participation of professionals who are part of the multidisciplinary team of the municipal government. They are aware of the meetings and their reflections, with a schedule of two hours, for a total of fourteen hours. At each meeting there will be a projective dynamics so that teachers can express their emotions. Teachers reflect on disease processes and their causes and then will be encouraged to position themselves and to adopt strategies for health. At the end of each meeting the teachers may express if they liked it or not, or whether there was success or failure (having the interventions contributed or not). Interventions will also be evaluated weekly through testimonies during the second module (teachers need continuous space to express, orally, on what has improved after the interventions). The evaluation also happens through charts prepared by professional staff (the success or failure also may be measured by comparison between the graphs whose licenses were made before the project and allowances made during and after its completion).pt_BR
dc.description.resumoO interesse pelo tema é fruto da atuação profissional como psicóloga no Centro Educacional Municipal de Atendimento Psicopedagógico vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Monte/MG. Por meio da atuação profissional junto a esse órgão, desde 2006, foi possível entrar em contato com o cenário da educação escolar. A participação em situações corriqueiras da sala de aula e em reuniões de planejamento pedagógico abriu espaço para que eu ouvisse as queixas dos docentes. Tais queixas ficaram visíveis durante a realização do diagnóstico situacional no período de 14 de maio a vinte de maio 2015 com os docentes efetivos das escolas municipais rurais. Notou-se um adensamento e uma intensificação da agenda profissional docente. A atividade docente não é mais definida somente como atividade em sala de aula. A atividade docente, independentemente do local onde é realizada, gera sobrecarga física e mental. Muitos docentes estão adoecendo. Existem casos de fadiga, estresse, entre outros. A elaboração de um projeto de intervenção com recomendações preventivas e/ou de reabilitação dos docentes no contexto rural escolar de Santo Antônio do Monte/MG tornou-se imprescindível. As intervenções do projeto acontecerão por meio de sete encontros temáticos com os docentes efetivos das escolas municipais rurais. Haverá a participação de profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar da prefeitura municipal de Santo Antônio de Monte/MG. São encontros de conscientização e reflexão, com carga horária de duas horas diárias, perfazendo um total de quatorze horas. Em cada encontro acontecerá uma dinâmica projetiva para que os docentes possam expressar suas emoções. Os docentes refletirão sobre os processos de adoecimento e suas principais causas e, em seguida, serão estimulados a se posicionarem e a adotarem estratégias em prol da saúde. Ao final de cada encontro os docentes poderão manifestar se gostaram ou não e se houve sucesso ou fracasso (em que as intervenções contribuíram ou não). As intervenções também serão avaliadas, semanalmente, por meio de depoimentos durante a realização do módulo II (os docentes terão espaço contínuo para expressarem, oralmente, sobre o que melhorou após as intervenções). A avaliação, também, acontecerá por meio de gráficos elaborados pelos profissionais do departamento pessoal (o sucesso ou o fracasso, também, poderá ser mensurado via comparação entre os gráficos cujas licenças foram efetuadas antes do projeto e licenças efetuadas durante e após a sua realização)pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectAtividade docentept_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectNovas demandaspt_BR
dc.subjectSanto Antônio do Monte/MGpt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleAdoecimento e trabalho docente: Principais estratégias para enfrentamento nas escolas municipais rurais de Santo Antônio do Monte/MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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