Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMZA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Utilização de estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora de uma turma de 2º ano do ensino fundamental
Autor(es): Geise Santana da Rocha Maciel
Primeiro Orientador: Maria Gorete Neto
Primeiro membro da banca : Eliana Guimaraes Almeida
Resumo: O presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido em uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Milton Campos, no bairro Mantiqueira. Esse plano de ação constituiu-se por um conjunto de atividades direcionadas para um trabalho específico com o ensino da leitura, visando refletir sobre os fatores contribuintes para o desenvolvimento dessa capacidade e para a construção do significado do texto. Tais atividades selecionadas envolvem um trabalho com a obra literária Romeu e Julieta da escritora Ruth Rocha e outras versões desta história, que serviram como um norte para desenvolver diferentes estratégias de leitura com os alunos, visando, sobretudo, a compreensão textual. Durante o projeto foram contemplados três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura buscando implantar novas estratégias de leitura que conduzam o aluno a uma visão mais ampla do texto. Os alunos eram levados a ler e discutir as obras, elaborar hipóteses, estabelecer relações articulando os conhecimentos prévios a novos conhecimentos, percebendo, por exemplo, que uma obra pode ter várias versões e que o texto não é algo pronto e acabado, mas ele é construído na interação com o leitor. Para isso, esse trabalho respaldou-se em alguns teóricos especialistas no campo da Leitura como, Kleiman (2013), Cafiero (2005) e Isabel Solé (1998) que propõem discussões e esclarecimentos sobre esta temática. Baseado no interesse e entusiasmo da turma durante a realização deste projeto, pode se dizer que o objetivo traçado foi alcançado satisfatoriamente, pois o trabalho realizado com as estratégias de leitura mobilizam o desenvolvimento das capacidades relacionadas a compreensão textual. Os resultados apontam que os alunos ultrapassaram o processo de decodificação da leitura, adquiriram uma leitura mais fluente, com velocidade, ritmo e entonação, apresentando também mais prazer, autonomia e competência para ler.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Leitura Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMZA
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geise_santana_da_rocha_maciel.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.