Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMZA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.referee1Eliana Guimaraes Almeidapt_BR
dc.creatorGeise Santana da Rocha Macielpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T13:17:36Z-
dc.date.available2019-08-10T13:17:36Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMZA-
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido em uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Milton Campos, no bairro Mantiqueira. Esse plano de ação constituiu-se por um conjunto de atividades direcionadas para um trabalho específico com o ensino da leitura, visando refletir sobre os fatores contribuintes para o desenvolvimento dessa capacidade e para a construção do significado do texto. Tais atividades selecionadas envolvem um trabalho com a obra literária Romeu e Julieta da escritora Ruth Rocha e outras versões desta história, que serviram como um norte para desenvolver diferentes estratégias de leitura com os alunos, visando, sobretudo, a compreensão textual. Durante o projeto foram contemplados três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura buscando implantar novas estratégias de leitura que conduzam o aluno a uma visão mais ampla do texto. Os alunos eram levados a ler e discutir as obras, elaborar hipóteses, estabelecer relações articulando os conhecimentos prévios a novos conhecimentos, percebendo, por exemplo, que uma obra pode ter várias versões e que o texto não é algo pronto e acabado, mas ele é construído na interação com o leitor. Para isso, esse trabalho respaldou-se em alguns teóricos especialistas no campo da Leitura como, Kleiman (2013), Cafiero (2005) e Isabel Solé (1998) que propõem discussões e esclarecimentos sobre esta temática. Baseado no interesse e entusiasmo da turma durante a realização deste projeto, pode se dizer que o objetivo traçado foi alcançado satisfatoriamente, pois o trabalho realizado com as estratégias de leitura mobilizam o desenvolvimento das capacidades relacionadas a compreensão textual. Os resultados apontam que os alunos ultrapassaram o processo de decodificação da leitura, adquiriram uma leitura mais fluente, com velocidade, ritmo e entonação, apresentando também mais prazer, autonomia e competência para ler.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectConstrução de significados e compreensão textualpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUtilização de estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora de uma turma de 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geise_santana_da_rocha_maciel.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.