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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMZA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliana Guimaraes Almeida | pt_BR |
dc.creator | Geise Santana da Rocha Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T13:17:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T13:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMZA | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido em uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Milton Campos, no bairro Mantiqueira. Esse plano de ação constituiu-se por um conjunto de atividades direcionadas para um trabalho específico com o ensino da leitura, visando refletir sobre os fatores contribuintes para o desenvolvimento dessa capacidade e para a construção do significado do texto. Tais atividades selecionadas envolvem um trabalho com a obra literária Romeu e Julieta da escritora Ruth Rocha e outras versões desta história, que serviram como um norte para desenvolver diferentes estratégias de leitura com os alunos, visando, sobretudo, a compreensão textual. Durante o projeto foram contemplados três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura buscando implantar novas estratégias de leitura que conduzam o aluno a uma visão mais ampla do texto. Os alunos eram levados a ler e discutir as obras, elaborar hipóteses, estabelecer relações articulando os conhecimentos prévios a novos conhecimentos, percebendo, por exemplo, que uma obra pode ter várias versões e que o texto não é algo pronto e acabado, mas ele é construído na interação com o leitor. Para isso, esse trabalho respaldou-se em alguns teóricos especialistas no campo da Leitura como, Kleiman (2013), Cafiero (2005) e Isabel Solé (1998) que propõem discussões e esclarecimentos sobre esta temática. Baseado no interesse e entusiasmo da turma durante a realização deste projeto, pode se dizer que o objetivo traçado foi alcançado satisfatoriamente, pois o trabalho realizado com as estratégias de leitura mobilizam o desenvolvimento das capacidades relacionadas a compreensão textual. Os resultados apontam que os alunos ultrapassaram o processo de decodificação da leitura, adquiriram uma leitura mais fluente, com velocidade, ritmo e entonação, apresentando também mais prazer, autonomia e competência para ler. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Construção de significados e compreensão textual | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Utilização de estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora de uma turma de 2º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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