Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula |
Autor(es): | Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo |
Primeiro Orientador: | Josiley Francisco de Souza |
Primeiro membro da banca : | Elaine Maria da Cunha Morais |
Resumo: | O Plano de ação que apresento através do projeto Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula, partindo da constatação de que os alunos estão distante dos livros, propôs que alunos, em fase de alfabetização, do 2º ano, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da Escola Municipal Arthur Guimarães (E.M.A.G.), lessem um livro de literatura todo dia, em casa ou/e na sala de aula, buscando promover uma prática significativa para o letramento literário dos alunos numa escola pública. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica que oportuniza a leitura diária de livros de literatura buscando descobrir práticas significativas de leitura literária de maneira adequada vencendo a inevitável escolarização da literatura. A experiência, ocorrida no período de agosto-setembro de 2014, confirma a necessidade e a importância do acesso dos alunos aos livros diariamente para a garantia da formação de leitores mais conscientes, críticos e competentes. |
Assunto: | Ensino fundamental Alfabetização Livros e leitura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
helo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf | 10.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.