Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula |
Authors: | Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo |
First Advisor: | Josiley Francisco de Souza |
First Referee: | Elaine Maria da Cunha Morais |
Abstract: | O Plano de ação que apresento através do projeto Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula, partindo da constatação de que os alunos estão distante dos livros, propôs que alunos, em fase de alfabetização, do 2º ano, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da Escola Municipal Arthur Guimarães (E.M.A.G.), lessem um livro de literatura todo dia, em casa ou/e na sala de aula, buscando promover uma prática significativa para o letramento literário dos alunos numa escola pública. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica que oportuniza a leitura diária de livros de literatura buscando descobrir práticas significativas de leitura literária de maneira adequada vencendo a inevitável escolarização da literatura. A experiência, ocorrida no período de agosto-setembro de 2014, confirma a necessidade e a importância do acesso dos alunos aos livros diariamente para a garantia da formação de leitores mais conscientes, críticos e competentes. |
Subject: | Ensino fundamental Alfabetização Livros e leitura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
helo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf | 10.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.