Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
Authors: | Marcia Maria dos Santos |
First Advisor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Abstract: | O trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas. |
Subject: | Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Alfabetização |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
m_rcia_maria_dos_santos.pdf | 151.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.