Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee1Camila Sequetto Pereirapt_BR
dc.creatorMaria Cristina Ferreira Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:31:36Z-
dc.date.available2019-08-10T17:31:36Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X-
dc.description.resumoEste estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstações de aprendizagempt_BR
dc.subjectA organização do tempo e espaço na sala de aulapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleOrganizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.