Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camila Sequetto Pereira | pt_BR |
dc.creator | Maria Cristina Ferreira Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T17:31:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T17:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X | - |
dc.description.resumo | Este estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estações de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | A organização do tempo e espaço na sala de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.