Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNRS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estratégias e metodologias de incentivo ao letramento literário em turmas de alfabetização
Autor(es): Renata Luciana Marques Siqueira
Primeiro Orientador: Carlos Augusto Novais
Primeiro membro da banca : Fernanda Rohlfs Pereira
Resumo: Caminhando na perspectiva do letramento literário e acreditando na leitura como instrumento de interação, este trabalho vem descrever metodologias e aplicações de estratégias literárias com o intuito de promover o gosto e apreciação por livros literários em turmas do primeiro ciclo do ensino fundamental. Ele foi fruto de uma atividade didático-pedagógica bem sucedida. Buscou-se aplicar diversas práticas envolvendo o letramento literário em turmas de alfabetização, visando despertar nos alunos o prazer pela leitura literária. Para execução do projeto, investigou-se o surgimento da literatura infantil, mudanças ocorridas em sua história e a literatura nos dias atuais. Fez-se um estudo de metodologias já aplicadas em diversos círculos de leitura e possíveis adaptações ao letramento literário escolar. Após a pesquisa, várias atividades foram realizadas e vivenciadas no cotidiano da escola. Os registros foram coletados com observação e intervenção feitas durante as aulas de literatura e de língua portuguesa. O estudo buscou aproximar os alunos de um mundo leitor de forma agradável, prazerosa, contribuindo para a formação do leitor autônomo e para um bom êxito da aprendizagem.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Letramento
Educação de crianças
Alfabetização 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNRS
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_luciana_marques_siqueira.pdf732.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.