Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNRS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Rohlfs Pereira | pt_BR |
dc.creator | Renata Luciana Marques Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T08:35:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T08:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNRS | - |
dc.description.resumo | Caminhando na perspectiva do letramento literário e acreditando na leitura como instrumento de interação, este trabalho vem descrever metodologias e aplicações de estratégias literárias com o intuito de promover o gosto e apreciação por livros literários em turmas do primeiro ciclo do ensino fundamental. Ele foi fruto de uma atividade didático-pedagógica bem sucedida. Buscou-se aplicar diversas práticas envolvendo o letramento literário em turmas de alfabetização, visando despertar nos alunos o prazer pela leitura literária. Para execução do projeto, investigou-se o surgimento da literatura infantil, mudanças ocorridas em sua história e a literatura nos dias atuais. Fez-se um estudo de metodologias já aplicadas em diversos círculos de leitura e possíveis adaptações ao letramento literário escolar. Após a pesquisa, várias atividades foram realizadas e vivenciadas no cotidiano da escola. Os registros foram coletados com observação e intervenção feitas durante as aulas de literatura e de língua portuguesa. O estudo buscou aproximar os alunos de um mundo leitor de forma agradável, prazerosa, contribuindo para a formação do leitor autônomo e para um bom êxito da aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura e alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Promoção da leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Estratégias e metodologias de incentivo ao letramento literário em turmas de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
renata_luciana_marques_siqueira.pdf | 732.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.