Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Rohlfs Pereira | pt_BR |
dc.creator | Silene Soares Lemos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T23:51:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T23:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A participação da família em práticas de leitura literária | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silene_soares_lemos.pdf | 647.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.