Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U
Type: Monografias de Especialização
Title: A participação da família em práticas de leitura literária
Authors: Silene Soares Lemos
First Advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Fernanda Rohlfs Pereira
Abstract: O presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Educação Participação dos pais 
Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silene_soares_lemos.pdf647.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.