Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.referee1 | Luciana Maria de Souza | pt_BR |
dc.creator | Andre Spinelli Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T07:26:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T07:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV | - |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção consistiu na elaboração de itens pedagógicos dirigidos a estudantes do sétimo e do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, incorporando elementos que proporcionaram a reflexão sobre as representações das africanidades e sua condição matricial da cultura e identidade brasileiras. A seleção de textos da literatura africana e de vídeos que interrogam o racismo serviu para expor o quão desconhecido é este assunto pela escola tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) estudantes. Além de apontar uma metodologia de consolidação do disposto na Lei 10.639/2003, este movimento crítico-pedagógico forneceu indicadores à escola para o refinamento de critérios para a avaliação de livros-textos e para a adoção de princípios de organização e planejamentos didáticos que contemplem a diversidade étnica no contexto escolar. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Lei 10639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações de gênero | pt_BR |
dc.title | a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andr__spinelli_rodrigues.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.