Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQKW
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O papel da escola na formação étnico-raciais dos jovens do ensino fundamental |
Autor(es): | Aparecida de Jesus Galdino |
primer Tutor: | Rodrigo Ednilson de Jesus |
primer miembro del tribunal : | Fernanda Silva de Oliveira |
Resumen: | O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (GETECO), na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Cada vez mais, constata-se que o ambiente escolar reproduz práticas racistas e pouco contribui para a construção da identidade racial dos adolescentes do 3º ciclo. A escola, de maneira geral, quase não interfere de forma efetiva para mudar essa realidade, principalmente devido à falta de conhecimento e interesse com relação à Lei nº 10.639 (BRASIL, 2003). Buscou-se, através do desenvolvimento de uma intervenção na referida escola, contribuir para a formação da identidade racial dos jovens do 3º ciclo, através de ações afirmativas, que podem promover uma melhor integração e participação desses jovens nas discussões para a educação das relações étnico-raciais. A partir de estudos dos autores Gomes (2010), Dayrell (2007), Munanga (2005), Santos (1994), entre outros, as ações foram desenvolvidas, nos meses de setembro a novembro de 2014, por meio de exibição de filmes, construção de textos, painéis interativos e debates. O trabalho realizado foi positivo, pois reforçou o papel da escola na formação étnico-racial dos estudantes. Percebeu-se como é necessário a mobilização de toda a comunidade escolar para se trabalhar as relações étnico-raciais no ambiente escolar. Para isso, é preciso que a escola passe a ser vista como um local de oportunidades que possam romper com estigmas, estereótipos e preconceitos, que busque retratar o negro como cidadão portador de direitos e deveres e desperte os alunos para a importância de resgatar suas origens, mostrando-lhes que as diferenças existem e devem ser respeitadas e valorizadas. |
Asunto: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação intercultural |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQKW |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
aparecida_de_jesus_galdino.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.