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dc.contributor.advisor1Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Silva de Oliveirapt_BR
dc.creatorAparecida de Jesus Galdinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:48:43Z-
dc.date.available2019-08-14T16:48:43Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQKW-
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (GETECO), na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Cada vez mais, constata-se que o ambiente escolar reproduz práticas racistas e pouco contribui para a construção da identidade racial dos adolescentes do 3º ciclo. A escola, de maneira geral, quase não interfere de forma efetiva para mudar essa realidade, principalmente devido à falta de conhecimento e interesse com relação à Lei nº 10.639 (BRASIL, 2003). Buscou-se, através do desenvolvimento de uma intervenção na referida escola, contribuir para a formação da identidade racial dos jovens do 3º ciclo, através de ações afirmativas, que podem promover uma melhor integração e participação desses jovens nas discussões para a educação das relações étnico-raciais. A partir de estudos dos autores Gomes (2010), Dayrell (2007), Munanga (2005), Santos (1994), entre outros, as ações foram desenvolvidas, nos meses de setembro a novembro de 2014, por meio de exibição de filmes, construção de textos, painéis interativos e debates. O trabalho realizado foi positivo, pois reforçou o papel da escola na formação étnico-racial dos estudantes. Percebeu-se como é necessário a mobilização de toda a comunidade escolar para se trabalhar as relações étnico-raciais no ambiente escolar. Para isso, é preciso que a escola passe a ser vista como um local de oportunidades que possam romper com estigmas, estereótipos e preconceitos, que busque retratar o negro como cidadão portador de direitos e deveres e desperte os alunos para a importância de resgatar suas origens, mostrando-lhes que as diferenças existem e devem ser respeitadas e valorizadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectEducação Ações afirmativaspt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherEducação interculturalpt_BR
dc.titleO papel da escola na formação étnico-raciais dos jovens do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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