Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQR2V
Type: Monografias de Especialização
Title: Educando para além de estereótipos na escola
Authors: Célia Vasconcelos de Almeida
First Advisor: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Abstract: O trabalho discute a construção da identidade no que se refere aos aspectos étnicoraciais utilizando como referencial teórico abordagens pós críticas numa visão multiculturalista de currículo. O público alvo foi alunos de 9 anos de uma escola em Belo Horizonte. O plano de ação problematizou a imagem mental dos estudantes no que se refere às categoriais humanas e suas relações étnico-raciais manifestadasatravés de ilustrações. O objetivo último da intervenção foi divulgar o Kit de literatura Afro-Brasileira através de um álbum de literatura feito pelos alunos. O trabalho se justifica pela necessidade de implementar a Lei 10.639/2003 que trata do ensino de História Afro-Brasileira. Como metodologia foi aplicado um questionário para professoras da escola e posteriormente, houve leituras por parte dos alunos, de livrosliterafro para organizar um álbum de resenhas para a biblioteca. Analisando algumas atividades relacionadas à diversidade naquela escola, percebe-se que essa temática é trabalhada nas festividades e datas comemorativas. O argumento desenvolvido é que a democracia racial perpassa currículos turísticos evidenciando a urgência damudança de atitude dos alunos no que se refere aos estereótipos na escola.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) 
Educação Relações de gênero 
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQR2V
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
c_lia_vasconcelos_de_almeida.pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.