Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRKTG
Type: Monografias de Especialização
Title: Desafios e possibilidades no trabalho com a literatura afro-brasileira
Authors: Elaine Marcia Monteiro
First Advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
Abstract: A proposta deste plano de ação foi dar visibilidade às questões étnico-raciais no espaço da biblioteca com a divulgação do acervo de literatura afro-brasileira. O objetivo principal foi trabalhar a autoestima dos (as) alunos (as) negros (as) da Escola Municipal Anne Frank, promovendo estratégias para a discussão das relações étnico-raciais, tendo como referência a lei 10.639/03 que torna obrigatória a inclusão do ensino da história da África e das culturas afro-brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino público e particulares da Educação Básica. As ações iniciaram no mês de agosto com a preparação para a Semana do Livro Aberto, um evento que faz parte do calendário da escola. Foram desenvolvidas na biblioteca oficinas durante o recreio. Os livros foram selecionados, tendo a preocupação de romper com os estereótipos explícitos em alguns livros de literatura dando destaque aos livros de literatura afro-brasileira apresentando histórias positivas e que contribuísse para a construção da identidade racial de cada participante das oficinas. Como resultado tivemos a 1° Mostra de literatura afro-brasileira, encontro com a escritora Madu Costa, contação de história, apresentação de capoeira e exposição dos trabalhos dos estudantes.
Subject: Educação intercultural 
Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRKTG
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elaine_marcia_monteiro.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.