Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSK6K
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O lúdico e a construção das identidades de crianças afro-brasileiras
Autor(es): Leila Mara da Silva Viana
Primeiro Orientador: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Resumo: A proposta deste plano de Ação realizado na UMEI- Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte Carlos Prates Danielle Mitterrand, teve como objetivo abordar a temática étnico-racial com crianças de 02 e 03 anos. Foi elaborado a partir de observações, nos momentos das brincadeiras livres com os brinquedos da sala, que muitas crianças, principalmente as crianças negras, não tinham as bonecas negras como a sua opção de escolha. E, nessa faixa etária, as bonecas (os) são ferramentas para muitas brincadeiras entre todos, meninos e meninas. O desenvolvimento do plano de ação mostrou o quão é importante o lúdico para que as crianças possam desenvolver e construir identidades positivas. Sendo utilizados como suporte: livros literários infantis, nos quais os negros são personagens principais e bonecas (os) negras (os) em todos os momentos do projeto em sala de aula e fora dela, o (a) boneco (a) itinerante. Teve-se como busca proporcionar às crianças subsídios para a construção de identidade e autoestima positiva desde a primeira infância. Tal reconhecimento e ressignificação étnica identitária demonstrou ser um esforço para além de uma implantação de dispositivo legal. Sendo necessário um trabalho contínuo de toda a comunidade.
Assunto: Educação Relações etnicas
Professores de ensino fundamental Formação 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSK6K
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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