Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSK6K
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O lúdico e a construção das identidades de crianças afro-brasileiras |
Authors: | Leila Mara da Silva Viana |
First Advisor: | Jose Raimundo Lisboa da Costa |
Abstract: | A proposta deste plano de Ação realizado na UMEI- Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte Carlos Prates Danielle Mitterrand, teve como objetivo abordar a temática étnico-racial com crianças de 02 e 03 anos. Foi elaborado a partir de observações, nos momentos das brincadeiras livres com os brinquedos da sala, que muitas crianças, principalmente as crianças negras, não tinham as bonecas negras como a sua opção de escolha. E, nessa faixa etária, as bonecas (os) são ferramentas para muitas brincadeiras entre todos, meninos e meninas. O desenvolvimento do plano de ação mostrou o quão é importante o lúdico para que as crianças possam desenvolver e construir identidades positivas. Sendo utilizados como suporte: livros literários infantis, nos quais os negros são personagens principais e bonecas (os) negras (os) em todos os momentos do projeto em sala de aula e fora dela, o (a) boneco (a) itinerante. Teve-se como busca proporcionar às crianças subsídios para a construção de identidade e autoestima positiva desde a primeira infância. Tal reconhecimento e ressignificação étnica identitária demonstrou ser um esforço para além de uma implantação de dispositivo legal. Sendo necessário um trabalho contínuo de toda a comunidade. |
Subject: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSK6K |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leila_mara_da_silva_viana.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.