Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKVU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Trabalhando a autoestima de crianças negras no ambiente escolar desfazendo preconceitos e estereótipos: desfazendo preconceitos e estereótipos |
Autor(es): | Luciângela Amanda Reis |
primer Tutor: | Rodrigo Ednilson de Jesus |
Resumen: | Este trabalho se justifica pelo cumprimento formal a uma demanda do LASEB com ênfase em Educação e Relações Étnicorraciais, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais; no qual estou inserida em processo de formação desde fevereiro de 2014. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender e contribuir com o processo de (re)construção da identidade racial de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Souza Lima. Além do referencial teórico sobre as relações étnicorraciais no Brasil; como metodologia, foram utilizados a exibição de filmes e documentários que abordam a questão étnicorracial, uma Feira de Cultura Afro-brasileira, um Afro-diálogo dos professores com integrantes da Casa África na escola e várias outras ações abordando essa temática. Este Plano de Ação visa sensibilizar e despertar a atenção destas crianças e do corpo docente para o estudo e a discussão das relações étnicorraciais, oferecendo aos alunos possibilidades de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a valorização da negritude. |
Asunto: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKVU |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luci_ngela_amanda_reis.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.