Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKVU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Trabalhando a autoestima de crianças negras no ambiente escolar desfazendo preconceitos e estereótipos: desfazendo preconceitos e estereótipos
Autor(es): Luciângela Amanda Reis
Primeiro Orientador: Rodrigo Ednilson de Jesus
Resumo: Este trabalho se justifica pelo cumprimento formal a uma demanda do LASEB com ênfase em Educação e Relações Étnicorraciais, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais; no qual estou inserida em processo de formação desde fevereiro de 2014. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender e contribuir com o processo de (re)construção da identidade racial de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Souza Lima. Além do referencial teórico sobre as relações étnicorraciais no Brasil; como metodologia, foram utilizados a exibição de filmes e documentários que abordam a questão étnicorracial, uma Feira de Cultura Afro-brasileira, um Afro-diálogo dos professores com integrantes da Casa África na escola e várias outras ações abordando essa temática. Este Plano de Ação visa sensibilizar e despertar a atenção destas crianças e do corpo docente para o estudo e a discussão das relações étnicorraciais, oferecendo aos alunos possibilidades de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a valorização da negritude.
Assunto: Educação Relações etnicas
Professores de ensino fundamental Formação 
Motivação na educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKVU
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luci_ngela_amanda_reis.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.