Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSP74
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luciana Maria de Souza | pt_BR |
dc.creator | Marília Lúcia de Paiva Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T06:17:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T06:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSP74 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta reflexões e ações sobre o processo de construção da identidade negra em crianças nos primeiros anos da infância no espaço da escola. Tendo como ponto de partida as imagens ilustrativas dos considerados clássicos da literatura em oposição aos livros do Kit/afro e outras obras em que os personagens são negros a proposta foi entender como a criança negra se sente representada, se as imagens conseguem falar ou não de suas origens, seus traços fisionômicos, sua cor de pele e seus cabelos. A execução de oficinas em onze turmas foi a estratégia utilizada para não só conhecer, mas ressignificar e construir possibilidades de positivar as características específicas dos cabelos crespos na legitimação de uma identidade afrodescendente. Direcionadas às crianças, mas com o apoio das professoras as atividades puderam ser realizadas de forma satisfatória e atingiram um bom grau de aproveitamento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cabelos | pt_BR |
dc.subject | Afroidentidadade | pt_BR |
dc.subject | Crianças pequenas | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Entre causos e cachos: como se tece o pertencimento racial através de imagens e autoimagens de crianças pequenas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mar_lia_l_cia_de_paiva_andrade.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.