Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTP4W
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee1Andre Geraldo Ribeiro Dinizpt_BR
dc.creatorVeronica Silva Simõespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:13:34Z-
dc.date.available2019-08-09T15:13:34Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTP4W-
dc.description.resumoPensar o gênero em crianças tão pequenas parece ser uma tarefa impossível, visto que se trata de seres inocentes, mas na verdade não é assim. Desde que nascemos somos orientados pelo meio social e cultural a ter posturas, comportamentos e escolhas de acordo com o nosso sexo e a identidade de gênero a ele atribuído. E essas separações se expressam nas brincadeiras infantis, nas permissões e proibições que são destinadas às crianças conforme a adequação atribuída ao brincar, às brincadeiras e aos brinquedos. Neste trabalho abordaremos a representação dos gêneros e suas influências nos modos de brincar e nas escolhas de brinquedos e brincadeiras por crianças de 3/4 anos da turma do Sapo Cuidadoso na Escola Municipal de Educação Infantil Míriam Brandão, regional Venda Nova. Como alguns comportamentos são esperados e desejados tanto nos meninos quanto nas meninas, foram propostas atividades em que as crianças pudessem brincar sem se preocupar se elas eram atividades ditas para meninos ou meninas, o que importava naquele momento eram a diversão e a aprendizagem, permitindo, assim, que deslocamentos de gêneros pudessem ocorrer entre as crianças sem embaraçospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças de 3/4 anospt_BR
dc.subjectMeninos e meninaspt_BR
dc.subjectBrinquedos e brincadeiraspt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherEducação Relações de gêneropt_BR
dc.titleOs meninos e as meninas gostam das mesmas coisas: a representação de masculino e feminino e sua influência na escolha de brinquedos e brincadeiras das crianças pequenaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ver_nica_silva_sim_es.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.