Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTP4W
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andre Geraldo Ribeiro Diniz | pt_BR |
dc.creator | Veronica Silva Simões | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T15:13:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T15:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTP4W | - |
dc.description.resumo | Pensar o gênero em crianças tão pequenas parece ser uma tarefa impossível, visto que se trata de seres inocentes, mas na verdade não é assim. Desde que nascemos somos orientados pelo meio social e cultural a ter posturas, comportamentos e escolhas de acordo com o nosso sexo e a identidade de gênero a ele atribuído. E essas separações se expressam nas brincadeiras infantis, nas permissões e proibições que são destinadas às crianças conforme a adequação atribuída ao brincar, às brincadeiras e aos brinquedos. Neste trabalho abordaremos a representação dos gêneros e suas influências nos modos de brincar e nas escolhas de brinquedos e brincadeiras por crianças de 3/4 anos da turma do Sapo Cuidadoso na Escola Municipal de Educação Infantil Míriam Brandão, regional Venda Nova. Como alguns comportamentos são esperados e desejados tanto nos meninos quanto nas meninas, foram propostas atividades em que as crianças pudessem brincar sem se preocupar se elas eram atividades ditas para meninos ou meninas, o que importava naquele momento eram a diversão e a aprendizagem, permitindo, assim, que deslocamentos de gêneros pudessem ocorrer entre as crianças sem embaraços | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças de 3/4 anos | pt_BR |
dc.subject | Meninos e meninas | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações de gênero | pt_BR |
dc.title | Os meninos e as meninas gostam das mesmas coisas: a representação de masculino e feminino e sua influência na escolha de brinquedos e brincadeiras das crianças pequenas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ver_nica_silva_sim_es.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.