Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTPU3
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Professora, essa sua estratégia funciona mesmo: compreendendo as trocas sonoras na escrita ortográfica |
Autor(es): | Greice Nolasco Gonçalves |
primer Tutor: | Marlene Maria Machado da Silva |
primer miembro del tribunal : | Magda Helena Balbino Casarotti |
Resumen: | O presente trabalho é resultado do plano de Intervenção Pedagógica proposto para uma turma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender por que as crianças faziam trocas surdo-sonoras. Para tal finalidade o primeiro passo do plano de ação foi realizar uma revisão teórica baseada nos estudos de Artur Gomes de Morais (2007 e 2012) e Jaime Luiz Zorzi (1998) que permitiss diferenciar Sistema de Escrita Alfabético de Sistema Ortográfico, compreender como a norma ortográfica está organizada e a natureza de cada tipo de erro/ dificuldade de escrita, o que consequentemente exige intervenção diferenciada do professor. Baseando-se nas fontes teóricas citadas também desconstruiu-se a ideia de que as trocas teriam relação com questões orgânicas e exigiriam atendimento especializado e não pedagógico. Avaliou-se a escrita dos alunos, o que foi feito por meio de um ditado. Este também serviu como atividade de reflexão, mudança atitudinal e conceitual do professor e do aluno. O trabalho foi organizado em seis capítulos. Na introdução é apresentada a motivação para se fazer a pesquisa, sua importância e seus objetivos. Nos capítulos dois e três é feita a caracterização da escola e o perfil do grupo que participará da pesquisa-ação. No capítulo quatro foi realizada a revisão teórica como primeiro passo da Intervenção Pedagógica e a análise da ação No quinto capítulo foram feitas as considerações finais |
Asunto: | Professores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTPU3 |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
greice_nolasco_gon_alves.pdf | 479.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.