Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTPU3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlene Maria Machado da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Magda Helena Balbino Casarottipt_BR
dc.creatorGreice Nolasco Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:21:52Z-
dc.date.available2019-08-13T02:21:52Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTPU3-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado do plano de Intervenção Pedagógica proposto para uma turma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender por que as crianças faziam trocas surdo-sonoras. Para tal finalidade o primeiro passo do plano de ação foi realizar uma revisão teórica baseada nos estudos de Artur Gomes de Morais (2007 e 2012) e Jaime Luiz Zorzi (1998) que permitiss diferenciar Sistema de Escrita Alfabético de Sistema Ortográfico, compreender como a norma ortográfica está organizada e a natureza de cada tipo de erro/ dificuldade de escrita, o que consequentemente exige intervenção diferenciada do professor. Baseando-se nas fontes teóricas citadas também desconstruiu-se a ideia de que as trocas teriam relação com questões orgânicas e exigiriam atendimento especializado e não pedagógico. Avaliou-se a escrita dos alunos, o que foi feito por meio de um ditado. Este também serviu como atividade de reflexão, mudança atitudinal e conceitual do professor e do aluno. O trabalho foi organizado em seis capítulos. Na introdução é apresentada a motivação para se fazer a pesquisa, sua importância e seus objetivos. Nos capítulos dois e três é feita a caracterização da escola e o perfil do grupo que participará da pesquisa-ação. No capítulo quatro foi realizada a revisão teórica como primeiro passo da Intervenção Pedagógica e a análise da ação No quinto capítulo foram feitas as considerações finaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Ortográficopt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectSistema de Escrita Alfabéticapt_BR
dc.subjecttrocas surdo-sonoraspt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensinopt_BR
dc.titleProfessora, essa sua estratégia funciona mesmo: compreendendo as trocas sonoras na escrita ortográficapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
greice_nolasco_gon_alves.pdf479.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.