Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTPU3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marlene Maria Machado da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magda Helena Balbino Casarotti | pt_BR |
dc.creator | Greice Nolasco Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T02:21:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T02:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTPU3 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado do plano de Intervenção Pedagógica proposto para uma turma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender por que as crianças faziam trocas surdo-sonoras. Para tal finalidade o primeiro passo do plano de ação foi realizar uma revisão teórica baseada nos estudos de Artur Gomes de Morais (2007 e 2012) e Jaime Luiz Zorzi (1998) que permitiss diferenciar Sistema de Escrita Alfabético de Sistema Ortográfico, compreender como a norma ortográfica está organizada e a natureza de cada tipo de erro/ dificuldade de escrita, o que consequentemente exige intervenção diferenciada do professor. Baseando-se nas fontes teóricas citadas também desconstruiu-se a ideia de que as trocas teriam relação com questões orgânicas e exigiriam atendimento especializado e não pedagógico. Avaliou-se a escrita dos alunos, o que foi feito por meio de um ditado. Este também serviu como atividade de reflexão, mudança atitudinal e conceitual do professor e do aluno. O trabalho foi organizado em seis capítulos. Na introdução é apresentada a motivação para se fazer a pesquisa, sua importância e seus objetivos. Nos capítulos dois e três é feita a caracterização da escola e o perfil do grupo que participará da pesquisa-ação. No capítulo quatro foi realizada a revisão teórica como primeiro passo da Intervenção Pedagógica e a análise da ação No quinto capítulo foram feitas as considerações finais | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema Ortográfico | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Escrita Alfabética | pt_BR |
dc.subject | trocas surdo-sonoras | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Professora, essa sua estratégia funciona mesmo: compreendendo as trocas sonoras na escrita ortográfica | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
greice_nolasco_gon_alves.pdf | 479.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.