Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
Autor(es): | Lilian Marina Lopes Ferreira |
primer Tutor: | Luciana da Silva de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Daiane Marques Silva |
Resumen: | Este trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo. |
Asunto: | Educação Finalidades e objetivos Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação Psicologia educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
lilian_marina_lopes_ferreira.pdf | 709.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.