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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQRQ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Continuo criança e a escola: a importância do espaço e da rotina na transição escola |
Autor(es): | Luce France Salomé Almeida Duarte |
Primeiro Orientador: | Maria Alice Moreira Lima |
Primeiro membro da banca : | Fernanda do Valle Corrêa Ramos |
Resumo: | A preocupação com a inserção de crianças cada vez mais novas no ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte e a forma como a escola tem se organizado para receber este novo público, foi o elemento fomentador deste trabalho. Sua finalidade é trazer uma discussão sobre como a diferença entre os aspectos organizacionais da escola podem influenciar na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental. No presente trabalho foi realizado um estudo comparativo entre o espaço e a rotina vivenciados pelas crianças na Unidade Municipal de Educação Infantil Itamarati e no 1º ano da Escola Municipal Joaquim dos Santos. Observei principalmente se existe uma preocupação com a continuidade de algumas práticas de organização que beneficiam o momento da transição. Inicialmente foram pesquisadas as proposições curriculares municipais para as duas etapas e as concepções que elas trazem sobre espaço e rotina em suas propostas. Para comparação do efeito destes documentos na constituição da organização escolar foram realizadas visitas com acompanhamento, questionários e fotos na UMEI e na Escola. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a Vygotsky como base de pesquisa, uma vez que as proposições curriculares orientaram-se a partir de sua teoria, onde a interação social é considerada como fator fundamental da aprendizagem. A intervenção realizada com o grupo de professores aconteceu numa reunião realizada com a equipe da escola, onde os estudos e fotos apresentados aqui foram amplamente analisados e discutidos, e permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a construção de uma identidade do 1º ano na escola. Por fim concluí que estamos vivenciando um novo tempo no que diz respeito à inserção da criança no espaço escolar, e que os profissionais envolvidos nele passam pelo angustiante momento de colocar na balança a consciência sobre as características da infância e a cobrança por resultados do sistema de ensino na busca de uma proposta ideal. |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Psicologia educacional Ambiente escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQRQ |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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