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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQRQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Alice Moreira Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda do Valle Corrêa Ramos | pt_BR |
dc.creator | Luce France Salomé Almeida Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T16:45:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T16:45:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQRQ | - |
dc.description.resumo | A preocupação com a inserção de crianças cada vez mais novas no ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte e a forma como a escola tem se organizado para receber este novo público, foi o elemento fomentador deste trabalho. Sua finalidade é trazer uma discussão sobre como a diferença entre os aspectos organizacionais da escola podem influenciar na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental. No presente trabalho foi realizado um estudo comparativo entre o espaço e a rotina vivenciados pelas crianças na Unidade Municipal de Educação Infantil Itamarati e no 1º ano da Escola Municipal Joaquim dos Santos. Observei principalmente se existe uma preocupação com a continuidade de algumas práticas de organização que beneficiam o momento da transição. Inicialmente foram pesquisadas as proposições curriculares municipais para as duas etapas e as concepções que elas trazem sobre espaço e rotina em suas propostas. Para comparação do efeito destes documentos na constituição da organização escolar foram realizadas visitas com acompanhamento, questionários e fotos na UMEI e na Escola. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a Vygotsky como base de pesquisa, uma vez que as proposições curriculares orientaram-se a partir de sua teoria, onde a interação social é considerada como fator fundamental da aprendizagem. A intervenção realizada com o grupo de professores aconteceu numa reunião realizada com a equipe da escola, onde os estudos e fotos apresentados aqui foram amplamente analisados e discutidos, e permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a construção de uma identidade do 1º ano na escola. Por fim concluí que estamos vivenciando um novo tempo no que diz respeito à inserção da criança no espaço escolar, e que os profissionais envolvidos nele passam pelo angustiante momento de colocar na balança a consciência sobre as características da infância e a cobrança por resultados do sistema de ensino na busca de uma proposta ideal. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Escola para crianças | pt_BR |
dc.subject | Proposições Curriculares | pt_BR |
dc.subject | Continuidade | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Continuo criança e a escola: a importância do espaço e da rotina na transição escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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