Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: como potencializar a leitura no processo de alfabetização
Autor(es): Maria Elizabeth Martins Borba
primer Tutor: Marlene Maria Machado da Silva
primer miembro del tribunal : Magda Helena Balbino Casarotti
Resumen: A literatura infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor, por isso, torna-se necessário utilizá-la de maneira prazerosa, a fim de estimular o gosto e contribuir na formação de leitores com o auxílio e envolvimento da família. Esta pesquisa é o relato do plano de intervenção do trabalho de literatura, aplicado na turma A, de primeiro ano, do primeiro ciclo do ensino fundamental, durante o ano de 2014, que teve por objetivo despertar o interesse e o desejo de ler em crianças no início da alfabetização. Este trabalho foi estruturado da seguinte forma: pesquisa através do questionário de aproximação família-escola, pesquisa bibliográfica, ficha literária e talão de cheques vale livro. Após a realização do trabalho com os alunos, dos questionários tabulados, das leituras bibliográficas, percebe-se que os resultados não foram satisfatórios. Embora os pais demonstrem interesse nos estudos dos seus filhos e tenham desejo de que eles cheguem a Universidade, as famílias, salvo raras exceções, não conseguem auxiliar e contribuir para que seus filhos adquiram o hábito de leitura de obras literárias, e isso indica que é necessário realizar um trabalho com a leitura e literatura mais efetivo dentro da escola.
Asunto: Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Letramento  
Alfabetização 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
maria_elizabeth_martins_borba.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.