Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marlene Maria Machado da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magda Helena Balbino Casarotti | pt_BR |
dc.creator | Maria Elizabeth Martins Borba | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:00:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:00:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB | - |
dc.description.resumo | A literatura infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor, por isso, torna-se necessário utilizá-la de maneira prazerosa, a fim de estimular o gosto e contribuir na formação de leitores com o auxílio e envolvimento da família. Esta pesquisa é o relato do plano de intervenção do trabalho de literatura, aplicado na turma A, de primeiro ano, do primeiro ciclo do ensino fundamental, durante o ano de 2014, que teve por objetivo despertar o interesse e o desejo de ler em crianças no início da alfabetização. Este trabalho foi estruturado da seguinte forma: pesquisa através do questionário de aproximação família-escola, pesquisa bibliográfica, ficha literária e talão de cheques vale livro. Após a realização do trabalho com os alunos, dos questionários tabulados, das leituras bibliográficas, percebe-se que os resultados não foram satisfatórios. Embora os pais demonstrem interesse nos estudos dos seus filhos e tenham desejo de que eles cheguem a Universidade, as famílias, salvo raras exceções, não conseguem auxiliar e contribuir para que seus filhos adquiram o hábito de leitura de obras literárias, e isso indica que é necessário realizar um trabalho com a leitura e literatura mais efetivo dentro da escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Processo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | como potencializar a leitura no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maria_elizabeth_martins_borba.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.