Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlene Maria Machado da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Magda Helena Balbino Casarottipt_BR
dc.creatorMaria Elizabeth Martins Borbapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:00:08Z-
dc.date.available2019-08-13T11:00:08Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB-
dc.description.resumoA literatura infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor, por isso, torna-se necessário utilizá-la de maneira prazerosa, a fim de estimular o gosto e contribuir na formação de leitores com o auxílio e envolvimento da família. Esta pesquisa é o relato do plano de intervenção do trabalho de literatura, aplicado na turma A, de primeiro ano, do primeiro ciclo do ensino fundamental, durante o ano de 2014, que teve por objetivo despertar o interesse e o desejo de ler em crianças no início da alfabetização. Este trabalho foi estruturado da seguinte forma: pesquisa através do questionário de aproximação família-escola, pesquisa bibliográfica, ficha literária e talão de cheques vale livro. Após a realização do trabalho com os alunos, dos questionários tabulados, das leituras bibliográficas, percebe-se que os resultados não foram satisfatórios. Embora os pais demonstrem interesse nos estudos dos seus filhos e tenham desejo de que eles cheguem a Universidade, as famílias, salvo raras exceções, não conseguem auxiliar e contribuir para que seus filhos adquiram o hábito de leitura de obras literárias, e isso indica que é necessário realizar um trabalho com a leitura e literatura mais efetivo dentro da escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLetramento  pt_BR
dc.subject.otherAlfabetização pt_BR
dc.titlecomo potencializar a leitura no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_elizabeth_martins_borba.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.