Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Type: Monografias de Especialização
Title: A turma do fundão: entre o reconhecimento e a segregação
Authors: Luismar de Paiva
First Advisor: Maria Alice Moreira Lima
First Referee: Fernanda do Valle Corrêa Ramos
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso parte em busca da compreensão do por que alunos considerados bons, no aspecto cognitivo, estavam cursando um programa de correção de fluxo. Ao ouvir os alunos e confrontá-los com a fala de seus antigos professores descobri que eles ocupam o fundo das salas de aula, possuem uma cultura própria que os identifica e na qual se reconhecem e que por fazerem parte da turma do fundão acabam sendo segregados por alguns professores que, ao vivenciarem um mal estar na educação, transferem a responsabilidade do comportamento dos alunos às famílias ditas desestruturadas.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Psicologia da aprendizagem 
Psicologia educacional 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luciane_de_souza_gomes.pdf154.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.