Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
Autor(es): Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino
Primeiro Orientador: Barbara de Oliveira Ahouagi
Primeiro membro da banca : Maria Luiza Dias Viana
Resumo: Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado.
Assunto: Deficientes visuais
Inclusão em educação
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
Data do documento: 5-Mar-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flaviana_baldoino___monografia_final.pdf629.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.