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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
Autor(es): | Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino |
Primeiro Orientador: | Barbara de Oliveira Ahouagi |
Primeiro membro da banca : | Maria Luiza Dias Viana |
Resumo: | Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado. |
Assunto: | Deficientes visuais Inclusão em educação Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ |
Data do documento: | 5-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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