Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PX2
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Brincando e vivenciando arte |
Authors: | Vera Lúcia Coelho de Sousa |
First Advisor: | Eliette Aparecida Aleixo |
First Referee: | Willi de Barros Goncalves |
Abstract: | Este estudo aborda algumas questões referentes à aprendizagem de Arte na escola, com foco na proposta metodológica de apreciação de obras artísticas, através do brincar. A fundamentação teórica está baseada em autores que teorizam sobre o ensino de Arte, como a importante professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, e de autores como Maria Heloísa Ferraz, Maria F. Fusari e Tizuko Morchida Kishimoto A proposta de apreciação artística focou na temática das brincadeiras, o que se relaciona diretamente com o universo infantil. A prática de brincar e apreciar arte relacionada às brincadeiras objetivou proporcionar um aprendizado mais significativo para os alunos, crianças na faixa de oito a nove anos de idade. Dessa forma, constata-se que a esta experiência realizada com alunos do 4º ano do ensino fundamental gerou discussões importantes sobre o brincar e que foi um recurso facilitador da aprendizagem sobre dois importantes artistas que utilizam a brincadeira como temática em suas obras: Cândido Portinari e Ivan Cruz.Certamente este conhecimento propiciou estimular o processo criativo dos alunos, quando apreciaram obras artísticas e produziram também trabalhos pautados na temática das brincadeiras. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PX2 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_brincando_e_vivenciando_arte.pdf | 729.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.