Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE8MRA
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O ensino de ciências por investigação alimentar bem é uma questão de escolha consciente. |
Autor(es): | Leila Mara Silva Siqueira de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Maria Inez Melo de Toledo |
Primeiro membro da banca : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumo: | Sabemos que o número de crianças e adolescentes que se encontram acima do peso ou obesos aumenta a cada dia de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Este quadro vem se agravando devido ao estilo de vida da sociedade moderna onde o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados prevalecem. Sabe-se que crianças e adolescentes obesos apresentam grandes chances de se tornarem adultos obesos e desenvolverem doenças graves causadas pelo excesso de gordura corporal. Faz-se necessário então, uma intervenção na escola na tentativa de, pelo menos, despertar nos alunos a conscientização acerca do que alimentação saudável e que os motivassem na mudança dos próprios hábitos. Para tal intervenção foram utilizadas diversas atividades de caráter investigativo para oportunizar os alunos discutirem, refletirem e reelaborarem conceitos. Ao final das atividades foi possível perceber mudanças no discurso dos alunos acerca dos conceitos que envolvem uma alimentação saudável |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Aprendizagem experimental Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE8MRA |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leila_mara_silva_siqueira_de_oliveira.pdf | 8.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.