Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEALM8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliane Ferreira de Sápt_BR
dc.creatorSirlene Ribeiro das Dôrespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:47:05Z-
dc.date.available2019-08-13T02:47:05Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEALM8-
dc.description.resumoNeste trabalho tem-se por finalidade refletir sobre os limites e as possibilidades do planejamento compartilhado para o ensino de Ciências para as séries iniciais do ensino fundamental. Buscou-se embasamento teórico em documentos oficiais, textos de pesquisadores do assunto, dos quais podemos citar Melina Furman, Nélio Bizzo, Ivani Fazenda, Diretrizes Curriculares Nacionais, Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte, dentre outros. Numa sociedade em que o conhecimento científico se valoriza a cada dia e se constitui um elemento essencial para o exercício da cidadania, a escola assume um papel relevante como locus privilegiado para a compreensão dos fenômenos naturais. Neste aspecto, papel do professor como mediado do processo de aprendizagem torna-se imprescindível. Entretanto, muitos são os desafios a ação docente. Para superá-los é importante criar condições objetivas para que os estudantes se apropriem do projeto do aprendizado criando estratégias pedagógicas que estimulem o desenvolvimento de várias habilidades. Este trabalho pretende apresentar o planejamento compartilhado como um novo jeito de ensinar, de planejar e produzir o conhecimento contribuindo assim para a superação da compartimentalização dos saberes por integrar os conteúdos, modificando a organização e estrutura da escola para potencializar o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectséries iniciais da educação básicapt_BR
dc.subjectPlanejamento compartilhadopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLimites e possibilidades do planejamento compartilhado para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sirlene_ribeiro_das_dores.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.