Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEANDD
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ciências em poesia
Autor(es): Waldirene Gonçalves Dias
primer Tutor: Eliane Ferreira de Sá
primer miembro del tribunal : Eliane Ferreira de Sá
Resumen: RESUMOEste estudo tem como objetivo investigar uma maneira mais criativa e lúdica de se trabalhar Ciências, considerando o prazer que os alunos possam vir a sentir ler textos complexos e transformá-los em brincadeiras. Para isso, realizamos experiências, debates, pesquisas, relatórios, valorização e leitura dos livros didáticos e para finalizar poesias. Sabe-se como são muitos e bem nítidos os problemasrelacionados ao ensino de Ciências Naturais e que esses perpassam pela formação dos professores; além disso, as condições de trabalho, os aspectos metodológicos e, porque não dizer a escassa tradição cientifica em nossas escolas que acabam por deixar de lado o que realmente é importante e não valorizando conceitos que são tão úteis no dia a dia dos nossos alunos. Após a coleta de dados, os mesmos foramanalisados qualitativamente tendo como objetivo central o ensino de Ciências Naturais. As práticas pedagógicas e a mobilização dos saberes não seguiram uma dinâmica rígida as mudanças foram acontecendo quando necessárias. Assim, a partir da construção de conhecimentos teóricos de vários autores, os alunos tiveram acesso a várias fontes de textos, relatórios, debates e experiências que os deixaram mais livres para fazer suas próprias criações. O uso do livro didático, enquanto principal recurso, perde seu valor quando se verifica a insuficiência de aulas práticas em laboratório destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos, por isto a elaboração das poesias caminhou paralelamente as outras práticas. Poetizando seus textos osalunos passam a olhar o livro e a disciplina com outros olhos.
Asunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Ciências (Ensino Fundamental) Estudo e ensino  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEANDD
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
waldirene_gon_alves_dias.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.