Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEANDD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliane Ferreira de Sá | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliane Ferreira de Sá | pt_BR |
dc.creator | Waldirene Gonçalves Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T08:33:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T08:33:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEANDD | - |
dc.description.resumo | RESUMOEste estudo tem como objetivo investigar uma maneira mais criativa e lúdica de se trabalhar Ciências, considerando o prazer que os alunos possam vir a sentir ler textos complexos e transformá-los em brincadeiras. Para isso, realizamos experiências, debates, pesquisas, relatórios, valorização e leitura dos livros didáticos e para finalizar poesias. Sabe-se como são muitos e bem nítidos os problemasrelacionados ao ensino de Ciências Naturais e que esses perpassam pela formação dos professores; além disso, as condições de trabalho, os aspectos metodológicos e, porque não dizer a escassa tradição cientifica em nossas escolas que acabam por deixar de lado o que realmente é importante e não valorizando conceitos que são tão úteis no dia a dia dos nossos alunos. Após a coleta de dados, os mesmos foramanalisados qualitativamente tendo como objetivo central o ensino de Ciências Naturais. As práticas pedagógicas e a mobilização dos saberes não seguiram uma dinâmica rígida as mudanças foram acontecendo quando necessárias. Assim, a partir da construção de conhecimentos teóricos de vários autores, os alunos tiveram acesso a várias fontes de textos, relatórios, debates e experiências que os deixaram mais livres para fazer suas próprias criações. O uso do livro didático, enquanto principal recurso, perde seu valor quando se verifica a insuficiência de aulas práticas em laboratório destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos, por isto a elaboração das poesias caminhou paralelamente as outras práticas. Poetizando seus textos osalunos passam a olhar o livro e a disciplina com outros olhos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ciências e | pt_BR |
dc.subject | poesia | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino Fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ciências em poesia | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
waldirene_gon_alves_dias.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.