Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEANDD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliane Ferreira de Sápt_BR
dc.contributor.referee1Eliane Ferreira de Sápt_BR
dc.creatorWaldirene Gonçalves Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T08:33:52Z-
dc.date.available2019-08-10T08:33:52Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEANDD-
dc.description.resumoRESUMOEste estudo tem como objetivo investigar uma maneira mais criativa e lúdica de se trabalhar Ciências, considerando o prazer que os alunos possam vir a sentir ler textos complexos e transformá-los em brincadeiras. Para isso, realizamos experiências, debates, pesquisas, relatórios, valorização e leitura dos livros didáticos e para finalizar poesias. Sabe-se como são muitos e bem nítidos os problemasrelacionados ao ensino de Ciências Naturais e que esses perpassam pela formação dos professores; além disso, as condições de trabalho, os aspectos metodológicos e, porque não dizer a escassa tradição cientifica em nossas escolas que acabam por deixar de lado o que realmente é importante e não valorizando conceitos que são tão úteis no dia a dia dos nossos alunos. Após a coleta de dados, os mesmos foramanalisados qualitativamente tendo como objetivo central o ensino de Ciências Naturais. As práticas pedagógicas e a mobilização dos saberes não seguiram uma dinâmica rígida as mudanças foram acontecendo quando necessárias. Assim, a partir da construção de conhecimentos teóricos de vários autores, os alunos tiveram acesso a várias fontes de textos, relatórios, debates e experiências que os deixaram mais livres para fazer suas próprias criações. O uso do livro didático, enquanto principal recurso, perde seu valor quando se verifica a insuficiência de aulas práticas em laboratório destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos, por isto a elaboração das poesias caminhou paralelamente as outras práticas. Poetizando seus textos osalunos passam a olhar o livro e a disciplina com outros olhos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectCiências ept_BR
dc.subjectpoesiapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino Fundamental) Estudo e ensino  pt_BR
dc.titleCiências em poesiapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
waldirene_gon_alves_dias.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.