Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDP47
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A conscientização de alunos de uma escola pública sobre a vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) utilizando o aplicativo WhatsApp em uma sequência didática com enfoque em CTS
Autor(es): Ana Paula Costa
Primeiro Orientador: Audrey Heloisa Ivanenko Salgado
Resumo: O presente trabalho relata uma sequência didática com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, (CTS), utilizando o aplicativo WhatsApp. O objetivo deste trabalho foi investigar, como o aplicativo WhatsApp pode contribuir nas discussões a adesão ou evasão ao programa de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) bem como promover a conscientização dos estudantes sobre a vacina contra o HPV como medida de prevenção do câncer de colo de útero. A sequência didática foi realizada em quatro etapas: (i) problematização e discussão das opiniões sobre a vacina do HPV através do WhatsApp; (ii) apresentação de dois vídeos documentários sobre a vacina e continuação da discussão gerada na primeira etapa; (iii) realização de um debate por meio de um júri simulado; (iv) formulação das cartilhas e avaliação do material para divulgação. Os resultados apontaram que o aplicativo favoreceu a participação dos estudantes em cada etapa, promovendo a exposição de seus pontos de vista. O júri demonstrou a capacidade de expor oralmente suas posições, com argumentação crítica sendo capazes de discutir a vacina do HPV como medida preventiva contra o câncer de colo de útero. Ao final a sequência didática oportunizou aos estudantes desenvolver o senso crítico na tomada de decisão sobre a vacinação. Sendo assim, o desenvolvimento da sequência didática demonstrou que as discussões propiciadas pelo aplicativo contribuíram para estender o ambiente da sala de aulas, foi colaborador na formação de opinião, juntamente com as outras atividades contribuindo com a conscientização sobre a vacinação
Assunto: Educação sanitária
Dengue 
Aedes aegypti
Vacinação
Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDP47
Data do documento: 2-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_corre__o___leitor_cr_tico.pdf961.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
monografia_corre__o___leitor_cr_tico.pdf961.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.